Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

DEL- Distúrbio específico de linguagem

Primeira coisa a dizer.... Saudades! Saudades de escrever, de dedicar um tempinho ao blog! O segundo semestre de 2014 foi frenético, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, ou seja muitos afazeres para pouca Ju! rsss.... Estou iniciando uma série de posts sobre as atualizações dos gêmeos da Ju, o primeiro deles, tem um significado importantíssimo para nossa família, será sobre DEL-Distúrbio específico de linguagem, no qual o Gabriel foi diagnosticado.

Sempre fui inquieta em relação as dificuldade de linguagem do Gabriel. E só para relembrar, ele sempre falou, mas fala errado na maior parte do tempo, tem dificuldade para formar frases e contar histórias cotidianas.

Iniciamos a investigação com avaliação auditiva e neurológica aos dois anos, mesmo a pediatra afirmando que esse atraso era apenas "o tempo dele", nunca me conformei, fiz os exames por conta própria! Todos os exames deram ok, cheguei a ouvir que eu estava louca, procurando pêlo em ovo, contrariei até mesmo o marido, em busca de respostas, pois em nenhum momento acreditei que fosse normal ele ter dificuldade para falar corretamente. Não sou mulher que senta e espera.

Em seguida dos exames, Gabriel iniciou as sessões de fonoterapia, foi uma busca incessante por profissionais sérios e dignamente capacitados, rodamos bastante até encontrar a Camila, um anjo muito competente e que, assim como eu, inquieta quanto as dificuldades do Gabi. 

Aos 3 anos, repetimos todos os exames auditivos e também fizemos uma ressonância magnética, este foi um exame tenso, mas estava certa de que era necessário, pedi forças a Deus e ele me atendeu. Mais uma vez, os exames deram ok e para nossa felicidade, Gabriel já mostrou evolução no primeiro ano de fonoterapia, tudo caminhando bem, mas eu queria respostas concretas, queria saber o que meu filho tinha/tem! Aos 4 anos, propus uma junta médica com Fonoaudióloga, Psicóloga e Neurologista para que juntas pudessem mitigar melhor o caso do Gabriel, somente quando juntei essas 3 profissionais pude ter esperança de que uma luz estava a surgir. Meu pequeno passou por uma bateria de avaliações que incluíam seu comportamento e habilidades, em casa, na rua e na escola, neste ponto vale destacar o suporte da escola, que nos ofereceu um parceria absurda nesta investigação.

Na avaliação com a Neuro, foi possível fazer um relatório de exclusões de doenças neurológicas, inclusive Autismo, pois apesar dele não falar corretamente, o Gabriel nunca demonstrou nenhuma característica, sempre foi sociável, atento aos nossos estímulos e etc, e a esta possibilidade foi 100% descartada. Na avaliação psicológica, junto a fonoaudiológica, ficou claro que o Gabriel é perfeito em suas percepções cognitivas, intelectuais, e que seu sua dificuldade era exclusivamente de linguagem. A partir daí que conhecemos o DEL, um distúrbio pouquíssimo conhecido que atinge muitas crianças, mas infelizmente não recebem o diagnóstico correto e são confundidas como autistas, dislexas, desatentas e etc... 

Graças ao diagnóstico precoce e intervenção correta, o Gabriel tem melhorado bastante, mesmo com dificuldades, conversa normal com os amiguinhos, é um querido na sala de aula, os adultos também o compreendem com mais facilidade. Receber o diagnóstico foi importante para direcionar o tratamento, mesmo sabendo que ainda temos muito a evoluir, mas meu coração de mãe ficou mais calmo, com a resposta do que meu filho realmente tem e o que eu preciso fazer para ajuda-lo. 

Confesso que tive medo, mas invés de lamentações, encontrei forças para auxiliar meu guerreirinho a vencer!

Aqui vão alguns links que me ajudaram bastante.

http://www.santacasasp.org.br/portal/site/pub/6536/disturbio-especifico-de-linguagem--del--merece-atencao-de-pais-e-profissionais--que-atuam-na-primeira-infancia

http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/noticia/2012/09/diagnostico-precoce-do-disturbio-especifico-de-linguagem-e-essencial-para-reabilitacao-das-criancas-3880812.html


Vale a pena assistir esse vídeo explicativo:



Desde já agradeço todo apoio recebido! Espero ter ajudado alguma mãe que esteja passando por esse processo!

Bjs,

Ju
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Ana Claudia disse...

Olá,
Adorei o blog. Meu filho também tem DEL, foi diagnosticado com 3 anos e faz tratamento desde então com muito resultado (hoje tem quase 5). Se quiser entra em contato para conversarmos sobre o assunto.
Beijo Ana

Anônimo disse...

Olá. Meu nome é Marceli. Minha filha tem 4 anos e foi diagnosticada com DEL a duas semanas. Preciso da ajuda de vcs, pois preciso de profissionais com essa especialização, pois poucos dominam o assunto. Moro na Zona Norte do Rio de Janeiro. Meu email: marcelicorrea@uol.com.br. Desde já muiiiito obrigada.

Unknown disse...

Meninas temos um grupo no facebook de pais de crianças DEL! Tem bte gente do Rio para poder indicar uns Fono!!!

Anônimo disse...

Oi meu nome é Rafaella.
Qual o nome do Grupo ?
Beijos e obrigada

Ju Usui disse...

https://www.facebook.com/groups/239498932924585/

Pessoal, o nome do grupo é Disturbio Específico de Linguagem.

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!!!
Deixe seu comentário ou envie email para: julia.hipolito@gmail.com
(Aviso: propagandas/anúncios de vendas não serão publicados, sorry)

Seja bem vindo!

Este blog foi criado com a intenção de compartilhar as experiências de uma Mãe de Gêmeos de primeira viagem. Aproveitando o embalo para o acompanhamento da família e amigos nesta maratona!!!

Volte sempre ...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...