Foram 9 dias com nariz entupido, coriza, olhos lacrimejando, noites sem dormir e mt chororô, tadinhos.
Levamos a Pediatra que nos orientou apenas descongestionante nasal, inalação com Soro Fisiológico a 0,9% e Paracetamol, caso tivessem febre ou alguma dorzinha de cabeça, ela (nordestina) até sugeriu que eles dormissem em rede por ser mais aconchegante, ainda não testei, mas acho que eles vão gostar.
E como ainda não sabem puxar a coriza no nariz eles dormiam mt pouco, tanto durante o dia qto a noite e todos em casa ficamos exautos, além do mais eles faziam maior escândalo com o sugador. Até me questionei: -Será que isso dói???
Procurando resolver esse mal estar, recebemos sugestões da família, pois sou da região norte e aqui faz parte da cultura de algumas famílias o uso de ervas medicinais, cházinhos, caldinhos etc... grrrr...
Eu e meu esposo somos mt séticos em relação a isso e nunca permitimos nada desse tipo com o meninos, o que até me trouxe divergências com minha mãe que acredita fielmente nessas crendices.
Foi então que uma tia minha teve a brilhante ideia de dar banho de folhas.
EU: - Ããnn, banho de folhas?
Fiquei receosa, mas pensei cá com meus botões, - o banho não é tão invasivo, acho que vale a pena experimentar, já que eles estão mt incomodados com o narizinho entupido.
Decidi experimentar o tal banho,já que minha tia teve maior trabalhão para buscar as folhas e mandar p/ eles, seria mt indelicado de minha parte jogar fora.
Foi então que seguimos a risca o preparo do "milagroso banho", fizemos o chá um dia antes e deixamos pegar o "cereno" ou garoa a noite toda, ficou até com um cheiro agradável, as folhas foram de Alho, Limão, Mucura-caá e dois Cravinhos da Índia.
Foi super positivo, pois o aroma ajudou a liberar aquela coriza chata e os acalmou bastante, lhes dando aquela agradável sensação de frescor (parece comercial de creme dental né, kkk), mas realmente foi isso que aconteceu, eles melhoraram gradativamente e dei banho de folhas por 5 dias até que eles se recuperassem bem desse resfriado.
Aprendi que as vz (só as vz!), devemos dar créditos as crendices das vovózinhas e que apesar de agora mts coisas terem mudado em relação aos cuidados com o bebê, ainda existem ensinamentos valiosos dados por elas. hihihi
Os meninos estão bem melhores, não tiveram nehuma febre e tbm não perderam o apetite, obrigada Deus e obrigada titia!
Bjus, Jú