Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ritual do Sono

Sempre que converso com pais de filhos RN, a primeira pergunta que me fazem é: Quando seus filhos passaram a dormir a noite inteira? It's the point!

Bem, o fato é que pra mim, cada criança têm seu próprio time, os meus demoraram um pouco para entender que a noite era feita pra dormir, somente lá pelos 10 meses que o sono se estabeleceu.

Creio que existem escalas de crianças que dormem bem, moderadamente e mt mal, os meus dormem moderadamente, dias um dorme bem e o outro nem tanto, eles têm o famoso sono interrompido, na maioria das vezes por perda da chupeta que estava a milímetros de distância e claro, vez ou outra rola cama compartilhada sim, o revezamento acontece sem nem percebermos. Mas isso não significa que não temos nosso ritual do sono.

Funciona assim;
-20:00 troco a fralda noturna, visto os pijamas enquanto o papai prepara as mamadas.
-20:30 estão com seu buchindo devidamente forrados, eu pego um para um quarto e o papai no outro.
-21:00 os dois dormindo como anjos em seus berços
-23:00 última mamada reforçada (pra garantir a madrugada)
-06:00 mamada again!
 
Percebam que eu e o maridin funcionamos como uma dupla, com passos cadenciados, aqui ninguém usa a técnica Nana nenê, nada contra quem aplica com sucesso, ok?
Mas acredito que por aqui essa técnica seria inaplicável, pois meus filhos apesar de serem gêmeos têm preferências bem diferentes no que se refere ao sono, ex: O Vini, mama e já vai adormecendo, não dá mt trabalho, mas não abre mão dos tapinhas no bumbum, um chamego nosso, o Gabriel, gosta de embalar, adora dormir agarradinho na gente e não abre mão de uma boa cantoria, tem que ter musiquinha! Sempre canto as mesmas músicas, para que ele associe a hora de mimir, funciona.

Outro dia, eu estava almoçando e bocejando horrores com minhas amigas não-mães,daí eu expliquei que estava com sono pq um deles tinha dormido mt à tarde e não quis dormir cedo na noite anterior, elas perguntaram com cara de espanto: Ué mas eles nao dormem sozinhos!?

Eu ri, essa é uma "ilusão" bem comum na cabeça de quem ainda não é mãe, tbm aconteceu comigo, eu li milhões de revistas, livros com dicas e técnicas, até colonia, sabonete, lenços e fraldas Hora do sono eu comprei, mas minha realidade em nada semelhava com o que estava descrito nesses manuais de instruções fakes! Aqui não rolou, o que fazer? Cortar os pulsos? No way!!

A opção de colocar-los no berço e eles dormirem sozinhos ainda não existe por aqui, não sei até que ponto isto é saudável para eles, mas para mim, por enquanto faz um bem danado, a hora de dormir é o momento que tenho pra curti-los serenamente, afagar, cheirar, dar beijinho de nariz, pq cá entre nós, tem coisa mais fofa do que filho naquele soninho gostoso? Tem não!
Por isso meu lema é, cada um ajusta sua rotina ao que lhe convém, eu não funciono com criança chorando no berço pq não consegue dormir sozinho, prefiro poupar o stress em meus pequenos, eles não merecem. Mas tenho curiosidade em saber quem consegue aplicar bem, conte-nos sua experiência!

Jú quer saber, o Nana Nenê com vc funciona? 

Bjs.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Catia, mamãe do Gui disse...

Cama compartilhada?? isso não acontece lá em casa. o Gui tem dormido na cama dele e essa ser a mesma do maridex e eu é puro detalhe... Ju, sou a favor que cada um sabe onde aperta seu sapato...e faz o melhor que acha que pode. E por enquanto o melhor que eu posso dormir é com o Gui junto... a opinião dos outros? a opinião do pediatra??? como eles não pagam minhas contas, ouço e absorvo o que acho que me ajuda, o resto deleto....Essa semana meu dilema tem sido a escola... familia horrorisada que ele é muito pequenino...eu acho graça. Se o Gui tá pequeninho, por que as calças que ele usou em novembro não servem mais??? hahahaha Imagina as "sequelas" que as crianças que vão para a creche com 4 meses devem ter... Mãe ouve cada coisa mesmo.... Desencana, faz o que TEU INSTINTO MATERNO determinar e ponto. E quando quizer desabafar as "noites mal dormidas" saiba que eu sempre tenho as minhas hahahaha beijos.

Bruna Rockenbach disse...

Ju, respondendo tua pergunta, eu uso um codigo html! me add no msn q te explico!

bruna.rockenbach@gmail.com

Roberta "Mimi" disse...

Jú, nunca também fomos adeptos de Nana Nenem (e olha que li o livro). Aqui em casa tem dias que conseguimos colocar na cama e dormem, outros dias dormem no colo. Às vezes dormem em 10 minutos, mas dificilmente dormem em menos de 30 min. Tem que dar beijo, chamegar, pegar na mão. Sim, é cansativo, tudo o que eu queria é que eles capotacem de imediato, mas, porém... é fase, vai passar.
Dormem de 9 a 11 horas por noite.
Beijo,
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

Rosângela Gouveia disse...

Jú,o Isaac dorme a noite toda desde os tres meses (depois que ele parou de passar fome só com o leite materno). E sempre fui pé no chão na hora de por pra dormir sozinho, mas nunca dava certo, só q não o deixava chorando, fazia como vc, ninava e depois colocava no berço e as 6h, alguem estava acordado somente pra mamar e voltar a dormir. Esse negócio de banho de sol, só foi nos primeiros 7 dias.
Depois, com 8 meses ele conheceu a rede aí, foi preguiça das duas partes. Ele passou a dormir mais tarde e acordar mais tarde e eu tbm pq, era um choramingo e uma embalada. rsrs
Mas depois ele não quis rede, e dormir com a gente isso sim, eu nunca deixei. Foram 2 ou tres vezes e por motivo de doença (isso pq eu estava muito cansada) até a mamada eu fazia na beira da cama.
Depois de 3 meses na rede, ele naum queria mais dormir nela, percebi q ele queria mesmo era espaço pois sempre q o pai dele saia, às 6h, ele vinha pra minha cama e se espalhava. Colocava no berço e naum queria ficar. Então, experimentei um colchonete no chão e ele agia igual na minha cama.
Pensei: ele tem o quarto dele, dorme numa boa, o que quer é espaço!
Ai, vendi o berço dele e o bebê conforto pq ele tbm não queria mais ficar lá, estava ficando apertado e comprei uma mini-cama. Pronto!
O isaac vai para a cama sozinho, mama e dorme. Nosso horário aqui é 23h e ele acorda 11h. rsrs Esse horario só muda quando saimos a noite pq ele acaba cochilando no carro e depois da trabalho. Mas ele sabe a hora de dormir sem eu precisar cantar mais.

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!!!
Deixe seu comentário ou envie email para: julia.hipolito@gmail.com
(Aviso: propagandas/anúncios de vendas não serão publicados, sorry)

Seja bem vindo!

Este blog foi criado com a intenção de compartilhar as experiências de uma Mãe de Gêmeos de primeira viagem. Aproveitando o embalo para o acompanhamento da família e amigos nesta maratona!!!

Volte sempre ...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...