Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mastigação tardia?

 Meus filhos não querem/não gostam/não conseguem/odeiam mastigar!!! 

Comem super bem e comem de tudo, desde que...... esteja devidamente liquidificado. E eu fico tiririca da vida por não conseguir mudar isso até agora....=/

Por aqui toda e qualquer mudança na alimentação é requerida a abertura de protocolo, com 10 cópias assinadas em cartório, scanear em duas vias e encaminhar para análise... sentar e chorar.... ou seja, é muiiiiita mão de obra! Desde sempre foi assim, nunca a aceitação foi de primeira, 1 mês para suquinhos, outro mês para papinhas salgadas e por aí vai. 

Se ofereço uma bolachinha, um pãozinho ou até batatinha frita (olha o que o desespero faz!) eles brincam, olham, analisam, mas comer que é bom naaaada! Nem tchum!

Mas o  "problema" em questão é a falta de mastigação, eles simplesmente não aceitam nada batido grosseiramente, tipo papinha com grãos de arroz soltinho, no way!

O Vini até demonstra certa boa vontade para mastigar, mas não garante comer e não voltar um pouquinho, o Gabriel nem tenta, se ele perceber que tem carocinhos na papinha, põe tudo pra fora e nem adianta forçar, pq se não ele vomita tudo...um dó.

Eu sinceramente não entendo pq até agora as coisas ainda são assim, a culpa é minha  por não  ter insistido desde o ínicio da alimentação sólida?

Não sei o que é pior.... continuar liquidificando as papinhas até eles tirarem carteira de habilitação ou insistir e ter um show de vômitos a cada refeição. 

Alguém aí, por favor me diga que não estou sozinha, como foi com vcs? 

Help me! 

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Roberta "Mimi" disse...

Normal... tem crianças que demoram mesmo para mastigar, mas... você terá que insistir nos alimentos sólidos, ir acrescentando aos poucos, que eles vão pegar o paladar. É importantíssimo a mastigação, para o desenvolvimento dos dentes, gengivas, maxilar e até da fala.
Depois você vai ver que eles não vão querer nada com cara de papinha.
Força Jú!
Beijo,
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

Roberta "Mimi" disse...

Ahhhh, Miguel aceitou logo os alimentos sólidos (ele come melhor até hoje), Rutinha demorou um pouco mais (ela tem fases de comer bem, outras de não comer nada). Cada criança no seu tempo.
Beijo!

Mundo do Dani disse...

Ah amiga não fica assim não, á criança que demora mais tempo , você tem é que ir tentando aos pouquinhos que logo resulto, não fica assim, vai ver tudo vai se resolver, com Daniel realmente foi diferente, sempre amou comer de tudo !
E a culpa NÃO É sua hein ?
Beijão amiga

Ana Carolina disse...

Amiga, que situação chata...imagino a sua preocupação.
Tenho pouca experiencia nesse assunto, pois nunca liquidifiquei nada aqui, sempre foi amassado no garfo e aos poucos mais pedacinhos e etc. Hoje adoram carnes aos pedaços...
Acho que insistindo, deixando eles ficarem com um pouquinho de fome e ir oferencendo alimentos mais sólidos, amassados no garfo, vai funcionando sim.
Vc terá que começar, eles devem reclamar no início, mas uma hora aceitaram. Boa sorte. Estou na torcida. Beijos.

Anônimo disse...

Eu também continuaria insistindo, Ju. Mas bem devagar. Vá engrossando o líquido aos poucos... E procure ajuda profissional para que você se tranquilize e não se sinta só. O que diz o pediatra?
bjinhosssss e tô sempre aqui pra te ouvir, tá?!
chris dos mosqueteiros

Di Leão disse...

oi Ju... que chato hem!! Ju vc ja tentou passar o alimento em um peneira nao muito fina, o alimento não vai ficar tão liquido e nem pedaçudo. E ir dando aos poucos sem forçar.
Aqui no começo tb foi bem dificil a aceitaçao de sucos, fruta e tudo mais, foi mês para adaptaçao.
O pedi deles quando começamos com alimentos me instruiu a nunca bater no liquidifacador por que depois seria bem dificil, primeiro passar numa peneira fina depois mais grossa e agora ja estou amassando com garfo e esta uma beleza graças a Deus, eles comem de "tudo", e fazem o movimento de mastigar direitinho uma lindeza.

Ju não se culpe!! e tenha muita pasciencia!!
bjokas S2
to aqui na torcida por ti

Lívia disse...

Jú,não fique assustada porque aqui em casa também aconteceu isto,principalmente com o Gabriel que provocava vômito com qualquer pedacinho,já a Lara beliscava algumas coisas mas também não gostava.
A Pediatra falava que tinha que insistir, mas não aceitavam e eu não ia deixá-los com fome,né?Cheguei até fazer exame de sangue preocupada e ela me deu os parabéns pois não tinham nada de anemia, mesmo só comendo sopa de legumes com caldo de feijão.
Só começaram a comer mesmo com 2 anos e meio, (mas adoram miojo com caldo de feijão,sem usar aquele tempero),e comem o básico arroz,feijão,carne.Não gostam de frutas, mas também não gostam de balas e guloseimas.
Ah! e até chegar aqui já ouvi muitas historinhas daqueles tipos: estas crianças não vão mastigar...fulaninho com 1 ano come de tudo...Azar ou sorte deles porque os meus alcançaram o seu tempo e os seus também irão alcançar, por isto não encuque e vá oferecendo aos poucos, quando estiverem prontos vão aceitar!
Bjs nestes japaboys lindos!

Anônimo disse...

Olá Júlia!
Eu de novo por aqui...rsrs
Comece tentando ir amassando bem com garfo e, conforme eles forem aceitando, vá amassando menos, deixando uns pedacinhos (legumes, arroz,etc.), pois assim estimula a mastigação, e assim, logo eles estarão mastigando mais. Foi assim que fiz com minha filha, Milena. Outra sugestão é dar a fruta na maõzinha deles pra eles irem mordendo e assim vai...cada criança tem seu tempo mesmo. Bjs! Larissa Andrade.
larissakelena@hotmail.com

Ju Usui disse...

Meninasssss mt mt OBRIGADA por todas as dicas preciosas!!!

Mt bom saber que posso contar com a ajuda de vcs!!!

Vou continuar insistindo, uma hora esses japaboys vão se tocar que já estão ficando mocinhos, né?

Bjussssssssssssssss em todas!

Uli disse...

Oi Ju só agora que vi este post...então, aqui foi meio parecido. Na questão de não aceitar biscoito, fruta em pedaço ou batata frita que seja, rolou até quase 2 anos. Só agora eles aceitam tudo, mesmo assim mais o Daniel. Frutinha picada ainda estamos num processo.
Já a comida eu nunca liquidifiquei o almoço, sempre foi amassada mas tinha que ser muuuitoooo amassada. Não aceitavam arroz até os 2 anos tbm, só macarrão de letrinha. Já a janta eu liquidifico até hj por recomendação médica. Mas é só um creme de legumes com carne. sem feijão, sem arroz, sem macarrão. É que eles jantam as 18h e mamam pra dormir as 20h, aí ficam com o estômago muito pesado. Mas olha, vai insistindo...mude daqui um tempo do liquidificado pra o muuuitoooo amassado rsrsrs e espere o 2º ano pq muita coisa vai mudar....hahaha
BJS!

fim disse...

Jú...por aqui o Heitor começou a comer melhor depois q fez 10 sessões com a fonoaudióloga! Bjus e fiquem com Deus!

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!!!
Deixe seu comentário ou envie email para: julia.hipolito@gmail.com
(Aviso: propagandas/anúncios de vendas não serão publicados, sorry)

Seja bem vindo!

Este blog foi criado com a intenção de compartilhar as experiências de uma Mãe de Gêmeos de primeira viagem. Aproveitando o embalo para o acompanhamento da família e amigos nesta maratona!!!

Volte sempre ...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...