Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A saga do desfralde!

Para tu-do! Faz quase 7 meses que estão desfraldados e eu só conto hoje? 
Geralmente sou desligada, mas ultimamente estou de parabéns!

Começamos a saga com o Papai Noel (com 2 anos e 6 meses), que trouxe cuequinhas novas do Mickey e sua turma (dica 1), iniciei o processo por etapas, primeiro para o xixi, um filho por vez, desfralde diurno e depois o noturno, afinal sanidade mental é importante a gente manter em dia né? Rs... 

Escolhi o Vinicius para ser o primeiro, por ser mais falante e despachado. Coloquei o redutor de assento no vaso, mas ele mostrou resistência para sentar lá e tinha medo de cair ali, enfim o tiro saiu pela culatra, então dei um tempo. Para compensar o Gabriel, que é a esperteza em forma de mini-pessoa, assistia as tentativas do Vini e espontaneamente foi lá e fez um pipizão! Demos gritos de viva, parabéns e tchauzinho pro xixi (dica 2),  mas uma coisa é importante frisar, ele só fazia por vontade própria, se eu pedisse não fazia, por isso eu insistia no processo mas não obrigava/brigava (dica 3), também envolvi o papi nas dicas de como usar e guardar o piu-piu, se é que vcs me entendem!(dica 4). Enquanto isso, muitas escapadas aconteceram, o sofá ficou com aquele odor terrível e nem a cadeirinha do carro escapou! Cheguei a pensar que só conseguiriam desfraldar aos 18! #desesperototal. Mas se acalmem! Nada que umas receitinhas caseiras pra retirar o mal cheiro!

Em março, fomos à SP e como tinha quantidade de roupas limitadas, continuei a investir nas idas ao banheiro, porém colocava a fralda pra garantir, em uma de nossas visitas a família, eles conheceram o troninho do primo Luan e adoraram usar, sentiram mais segurança e firmeza no dito. Me perguntei, como assim não tinha pensado nisso antes??? Assim que voltamos à Manaus comprei o tal troninho, somente um para testar e depois compraria outro, mas não vi necessidade, pois os dois faziam bem o revezamento. A aceitação foi nota 10 e os escapes cessaram.

Finalizada a fase xixi, partimos pro numero dois, criei um ambiente propício, com livrinhos, privacidade e calmaria. Neste ponto o Vini saiu na frente, avisava e corria pro troninho, já o Gabriel preferia fazer na fralda da manhã e avisar depois, mas novamente mantive a paciência e não brigava... paciência palavra doce né mamães? (dica 4). Passei a marcar os horários do "number 2", Gabriel sempre pela manhã e Vini no final da tarde, mesmo sem eles avisarem os colocava lá, não demorou mais que uma semana para estarem acostumados com o controle das necessidades do corpo (2 anos e 9 meses), e o resultado sempre acompanhados de muitos vivas! Vale lembrar que a escola também teve um papel importante no processo, as professoras foram muito atenciosas e dedicadas, conversando e explicando  de forma lúdica os porquês da vida sem fraldas.

Porta livros feito da grade do antigo berço

E antes que alguém pergunte, e o desfralde noturno??? 

Bem, esse processo demorou um pouco mais pra acontecer, ambos ainda amanheciam com as fraldas absurdamente cheias, que misturados a uma preguiça materna, #confesso, decidi esperar os sinais, mas para facilitar compramos caminhas e lençóis novos... e acreditem, esperar foi a melhor alternativa (dica 5), pois para nossa surpresa, desde a primeira noite de tentativa não houve escapada, os coloco pra fazer xixi antes de deitar e assim que acordam, antes mesmo do bom dia, vem um: "-vamos fazer xixi"? Na época já estavam maduros para segurar até amanhecer, acredito que se tivesse tentado antes, eu teria que acordar muitas vezes para leva-los ao banheiro. 

Como estamos agora?

-Fraldas zero
-Saídas com shorts extras (pra garantir)
-Xixi SEMPRE antes de sair de casa
-Ao chegar em lugares como festas, restaurantes, primeiramente os levo ao banheiro
-Fazem xixi em pé no banheiro ou eventualmente o troninho
-Number two no banheiro com redutor ou eventualmente o troninho
-Já não avisam que querem, sentem e fazem sozinhos
- E o sofá? Consegui tirar o mau cheiro com alcool, vinagre e muita reza!


E para quem está em processo de desfralde, a dica mais importante é respeitar o tempo de seus pequenos, quando me dei conta disso, tudo foi mais fácil, simples e leve.

É isso, i'm back!

Ju
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Thalita disse...

quanto tempo eles tinham quando vc comecou o desfralde??? beijos.

Jú Usui disse...

Oi Thalita, estou de volta! rsss...
Bem lembrado a informação da idade deles no desfraldde, atualizei o post! Começamos com 2 anos e 6 meses e acabamos com 2 anos e 9 meses! Já havia tentado antes disso, mas foi muito desgraste para mim e para eles, entao esperei o Natal do ano passado pra criar coragem! Mas é como eu disse no post, respeitar o tempo deles é essencial!

Bjs e boa sorte!

JU

Larissa Andrade disse...

Oi Jú!
Que bacana o desfralde por aí! Parabéns aos japaboys, já são uns "rapazes" rsrsrs
Ah! Adorei o porta livros, muito criativo!!
Beijos,
Larissa Andrade.

http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

Desirée Tapajós disse...

Ju acho que vou tomar coragem e desfraldar as meninas definitivamente (pois acho que meu trio não desfraldo por culpa minha mesmo), pois dia elas até ficam sem fraldas, mas quando saímos ponho fralda nelas e a pediatra falou que isso não é legal para elas.

Parabéns amiga por essa vitória

Tri-beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

Jú Usui disse...

Oi Dê, eu sei como é essa insegurança das escapadas de xixi fora de casa! Mas tenta levar elas ao banheiro assim que chegar ao local, e como as tuas sao meninas, se der leva protetor de assento e roupinhas extras. Como elas são super comunicativas, vai ensinando elas pedirem pra ir ao banheiro! Acredito que falta muito pouco pra elas desfraldarem 100%!

bjs

Ju

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!!!
Deixe seu comentário ou envie email para: julia.hipolito@gmail.com
(Aviso: propagandas/anúncios de vendas não serão publicados, sorry)

Seja bem vindo!

Este blog foi criado com a intenção de compartilhar as experiências de uma Mãe de Gêmeos de primeira viagem. Aproveitando o embalo para o acompanhamento da família e amigos nesta maratona!!!

Volte sempre ...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...