Para tu-do! Faz quase 7 meses que estão desfraldados e eu só conto hoje?
Geralmente sou desligada, mas ultimamente estou de parabéns!
Começamos a saga com o Papai Noel (com 2 anos e 6 meses), que trouxe cuequinhas novas do Mickey e sua turma (dica 1), iniciei o processo por etapas, primeiro para o xixi, um filho por vez, desfralde diurno e depois o noturno, afinal sanidade mental é importante a gente manter em dia né? Rs...
Escolhi o Vinicius para ser o primeiro, por ser mais falante e despachado. Coloquei o redutor de assento no vaso, mas ele mostrou resistência para sentar lá e tinha medo de cair ali, enfim o tiro saiu pela culatra, então dei um tempo. Para compensar o Gabriel, que é a esperteza em forma de mini-pessoa, assistia as tentativas do Vini e espontaneamente foi lá e fez um pipizão! Demos gritos de viva, parabéns e tchauzinho pro xixi (dica 2), mas uma coisa é importante frisar, ele só fazia por vontade própria, se eu pedisse não fazia, por isso eu insistia no processo mas não obrigava/brigava (dica 3), também envolvi o papi nas dicas de como usar e guardar o piu-piu, se é que vcs me entendem!(dica 4). Enquanto isso, muitas escapadas aconteceram, o sofá ficou com aquele odor terrível e nem a cadeirinha do carro escapou! Cheguei a pensar que só conseguiriam desfraldar aos 18! #desesperototal. Mas se acalmem! Nada que umas receitinhas caseiras pra retirar o mal cheiro!
Em março, fomos à SP e como tinha quantidade de roupas limitadas, continuei a investir nas idas ao banheiro, porém colocava a fralda pra garantir, em uma de nossas visitas a família, eles conheceram o troninho do primo Luan e adoraram usar, sentiram mais segurança e firmeza no dito. Me perguntei, como assim não tinha pensado nisso antes??? Assim que voltamos à Manaus comprei o tal troninho, somente um para testar e depois compraria outro, mas não vi necessidade, pois os dois faziam bem o revezamento. A aceitação foi nota 10 e os escapes cessaram.
Finalizada a fase xixi, partimos pro numero dois, criei um ambiente propício, com livrinhos, privacidade e calmaria. Neste ponto o Vini saiu na frente, avisava e corria pro troninho, já o Gabriel preferia fazer na fralda da manhã e avisar depois, mas novamente mantive a paciência e não brigava... paciência palavra doce né mamães? (dica 4). Passei a marcar os horários do "number 2", Gabriel sempre pela manhã e Vini no final da tarde, mesmo sem eles avisarem os colocava lá, não demorou mais que uma semana para estarem acostumados com o controle das necessidades do corpo (2 anos e 9 meses), e o resultado sempre acompanhados de muitos vivas! Vale lembrar que a escola também teve um papel importante no processo, as professoras foram muito atenciosas e dedicadas, conversando e explicando de forma lúdica os porquês da vida sem fraldas.
 |
Porta livros feito da grade do antigo berço |
E antes que alguém pergunte, e o desfralde noturno???
Bem, esse processo demorou um pouco mais pra acontecer, ambos ainda amanheciam com as fraldas absurdamente cheias, que misturados a uma preguiça materna, #confesso, decidi esperar os sinais, mas para facilitar compramos caminhas e lençóis novos... e acreditem, esperar foi a melhor alternativa (dica 5), pois para nossa surpresa, desde a primeira noite de tentativa não houve escapada, os coloco pra fazer xixi antes de deitar e assim que acordam, antes mesmo do bom dia, vem um: "-vamos fazer xixi"? Na época já estavam maduros para segurar até amanhecer, acredito que se tivesse tentado antes, eu teria que acordar muitas vezes para leva-los ao banheiro.
Como estamos agora?
-Fraldas zero
-Saídas com shorts extras (pra garantir)
-Xixi SEMPRE antes de sair de casa
-Ao chegar em lugares como festas, restaurantes, primeiramente os levo ao banheiro
-Fazem xixi em pé no banheiro ou eventualmente o troninho
-Number two no banheiro com redutor ou eventualmente o troninho
-Já não avisam que querem, sentem e fazem sozinhos
- E o sofá? Consegui tirar o mau cheiro com alcool, vinagre e muita reza!
E para quem está em processo de desfralde, a dica mais importante é respeitar o tempo de seus pequenos, quando me dei conta disso, tudo foi mais fácil, simples e leve.
É isso, i'm back!
Ju