Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Dicas hora do sono


Vira e mexe recebo emails de leitoras com dúvidas sobre a Hora do Sono por aqui, eu não estou falando daquela linha de produtos de marca famosa que promete milagres e não faz juz ao nome que tem.

Me refiro aos emails de mães falando do desafio de se colocar gêmeos para dormir no berço. Primeiramente quero dizer que nem de longe sou expert no assunto, inclusive os meninos demoraram bastante tempo para entender que as noites são feitas para dormir inteirinhas e assim como vcs eu também pensei que nunca mais dormiria na vida, até conseguia visualizar a cena deles tirando a carta de motorista e ainda pedindo o mama das 23h, acreditem, o aperreio era igualzinho ao de vcs.

Ao longo do tempo eu fui aprimorando e descobrindo melhores práticas para driblar o stress da hora de dormir. Aqui vão algumas delas. 

- Uma coisa de cada vez, não é recomendável ensinar a dormir sozinho no berço, deschupetando, desmamando ou desfraldando de uma vez. Faça step by step.
- Nos minutos que antecedem a hora de ir para cama evite brincadeiras agitadas como pega-pega ou filmes de aventuras.
- Banho quentinho antes de dormir é sempre bem vindo.
- Claro ou escuro? Descubra qual a preferência de seu filho (Aqui eles adoram o breu!). Uma boa opção é abajur com lâmpada azul, pois a mesma transmite a sensação aconchego.
- Temperatura, se são calorentos não adianta usar pijamas de tecidos grossos, neste caso, prefira malhas frescas ou camisetas, caso contrário, opte por algo mais quentinho.
- Berço só pra dormir, nada de brinquedos ou itens que despertem a atenção dos pequenos.
- Escolha no máximo 3 músicas para sua cantoria, cante sempre as mesmas para que eles associem estas músicas à hora do sono ou faça o mesmo para um cd com músicas calmas.
- Converse com seu filho como se ele entendesse, diga: -Hoje nós vamos dormir bem a noite toda, -Que bercinho gostoso né filhote?
- Esteja disposta a esperar o tempo que for necessário para que eles adormeçam totalmente e só saia de perto/do quarto quando isso acontecer.
- Fale com calma e paciência, nada de frases como: -VAI DORMIR MENINO!
- Seja firme no propósito, mas entenda até que ponto o choro é manha ou desconforto.
- Não desista na primeira dificuldade, eles vão levantar, pedir colo, tentar brincar, mas seja persistente, dê beijinho e diga Boa Noite meu amor!

-----------------------------------------

Estas são dicas de uma Mãe da vida real que talvez possa ajudar quem está passando por este pequeno "drama". E se com vc não der certo, não se apavore, não se descabele, uma hora vai dar! Acredite!

Espero ter ajudado!

PS: Nunca li o Nana Nenê

Jú
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Renata disse...

Ótimas dicas. Os meus não dormem em seus berços. Geralmente eles ficam comigo na sala, calminhos, relaxados e acabam dormindo... Depois eu os coloco lá. As vezes o Raul pede para ir para o bercinho, quando está na sala. Sei que está errado, e ainda quero tentar fazer esse ritual do sono,no quarto deles, como vc descreve... Vamos ver,.. hehehe
Beijos querida

Talita disse...

Daniel aprendeu a dormir a noite inteirinha e não durou um mês!!! Adoeceu e bagunçamos de novo. Continuamos no mesmo ritual, mas não come direito, daí tem fome à noite, ou tem crise de tosse. Espero que essa "imunização forçada" da escola acabe logo.
Beijo

Elaine disse...

otimas dicas!
Percebi que precisamos cultivar os habitos pra nao termos trabalho.Os meus dois primeiros filhos eu deixei meio solto.So dormiram em suas proprias camas aos2 anos e consequentemente a noite toda.Com os gemeos eles desde que chegaram do hospital,sempre no bercinho.Ja ate estao dormindo a noite toda!
bj*

Melissa Rocha disse...

Ju muito bom! aqui tb funciona assim, só que já mudei o trio para a mini cama. bj

Catia, mamãe do Gui disse...

Lá em casa, ainda continuamos no ritual dorme na cama da mãe, põe no berço e na madrugada, geralmente volta pra cama da mãe... Ainda não conseguimos estabelecer uma noite inteira. Noto que quando o nariz entope, fica mais dificil, de repente como o novo tratamento da rinite, tenhamos sucesso... Mas em caso contrário, tua passagem pra Porto Alegre já esta comprada... topas??

Magali, mamãe da Sayuri disse...

Òtimas dicas! gostei muito a minha so dorme mamando é raro ela aceitar dormir de outro jeito mas logo vou voltar a estudar e preciso ensina-la a dormir de outro jeito .. suas dicas são ótimas vou tentar! ^^
Bjos

Chris Ferreira disse...

Oie, PARABÉNS, você entrou no Top Five do Recanto das Mamães Blogueiras dessa semana!
Passa lá pra olhar a sua colocação!

http://www.recantodasmamaesblogueiras.com/2012/04/top-five-os-melhores-posts-passam-por.html

Um abraço,
da equipe Recanto.

Ingrid Faria disse...

Ótimas dicas amiga, só de imaginar o seu trabalho de colocar duas crianças para dormir já me enlouquece, rs.

Beijos
Lilia

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!!!
Deixe seu comentário ou envie email para: julia.hipolito@gmail.com
(Aviso: propagandas/anúncios de vendas não serão publicados, sorry)

Seja bem vindo!

Este blog foi criado com a intenção de compartilhar as experiências de uma Mãe de Gêmeos de primeira viagem. Aproveitando o embalo para o acompanhamento da família e amigos nesta maratona!!!

Volte sempre ...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...