Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Naquela fase!

getty image
 



A medida que meus filhotes crescem demostram que além de saber o que querem tem "discernimento" suficiente para utilizar o comportamento como moeda de troca. Entramos na fase do "eu quero e eu quero AGORA" , começaram as birras e chororô sem fundamentos. 

Seriam os primeiros sinais do Terrible Two? Pode ser... pelo que li aqui , essa é uma fase onde as crianças têm necessidade de se expressar, onde querem expor suas próprias vontades , preferências e se caso nós adultos não entendemos ou não permitimos algo, essa expressão vem em tom de birras.

Os meus estão naquela fase digamos "danadinha", querem subir em tudo, subir nas cadeiras, sentar em cima da mesa, escalar armários, uns verdadeiros homens aranhas, mas o ponto que me faz arrancar os cabelos é o fato deles não terem medo algum e a única coisa que me tranquliza é o fato deles não saberem o que realmente são brigas, eles até disputam brinquedos sim, mas não rola agressão, desconhecem totalmente o mundo das mordidas. Tks God!

Ainda estamos aprendendo lidar com essa fase e a única forma que têm dado resultado é ignorando o showzinho, sempre mantemos certa rigidez, desde bebês introduzimos o poder do Não e o cantinho do pensamento (esse cantinho, será mantido enquanto eles couberem dentro), mas afinal existem medidas realmente eficazes para amenizar essa fase? 

Bem, a gente sabe que educar filho não é tarefa simples como seguir uma receita de bolo, mas decidi traduzi daqui algumas dicas para nós Mães ficarmos espertas qto à esse tal Terrible Two.


  • ter uma rotina regular para as refeições, sonecas, hora de dormir, etc, e tentar ficar/acompanhar isso com eles a cada dia
  • ofereça apenas opções limitadas, como; "gostaria maçãs ou laranjas para o seu lanche?" e não apenas "o que você quer para o seu lanche".  Isso ajuda a criança a sentir  que ele está fazendo algumas decisões e tem poder sobre as coisas, mas ele não é capaz de escolher alternativas inaceitáveis.
  • aprenda a estabelecer limites sobre as coisas e não se surpreenda quando a criança tenta testar os limites para ver que ele pode ir longe.
  • não ceda a acessos de raiva
  • comece a usar o cantinho da reflexão com tempo fixo e tirando privilégios como técnicas de disciplina .
  • forneça ao seu bebê um ambiente seguro que seja bom para ele explorar e brincar. Pois realmente não é justo que seu filho tenha problemas por brincar com algo que ele não deveria simplesmente porque vc deixou ao alcance dele.

 É isso, e quem já passou ou está passando por esta fase? Contem suas experiências, Comentem Já! Comentem muito!

Bjs!




Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Catia, mamãe do Gui disse...

Bah Ju.... Terrible Two, dose dupla??? Te benze... Não vejo a hora do contrato de aluguel do meu terrible Two vencer... To arrancando os cabelos. Mas se te consola, ouvi dizer que a maioria passa por isso, e que só passa quem tem crianças felizes e saudáveis... hahahaha, deve ser igual ao ditado que chuva no dia do casamento é sorte... Ainda acho que inventaram isso pra consolar a noiva.

Mas lá em casa, temos ignorado também, tentamos conversar, mas quando ele não nos ouve, deitamos ele no chão (já que ele se atira) e deixamos chorar. Agora é rezar pros vizinhos não chamarem o conselho tutelar... hahahaha.
Se encontrares antídoto, nos avise... beijos e acredita que é fase...

Ingrid Faria disse...

Ah o Terrible Two... Mas sabe que não passei por isso?

Mas acredito que seja apenas uma fase.

Beijos

Ana Carolina disse...

Estamos no meio dela, né Ju? Mas vai passar. As dicas são perfeitas. Tenho tentado aplicá-las tb aqui em casa.
Eles estão botando as "garrinhas" de fora, esses nossos tigrinhos.

Beijos.

Desirée disse...

Oi Ju, conheci seu blog essa semana e estou adorando ler a história dos seus garotos, tenho trigêmeas e também moro em Manaus, podemos um dia marcar de sair juntas e apresentar as crianças, mas falando sobre os terrivel 2 anos, nossa minhas meninas estão 1 ano e 9 meses e socorro.

Desirée disse...

Oi Ju, conheci seu blog essa semana e estou adorando ler a história dos seus garotos, tenho trigêmeas e também moro em Manaus, podemos um dia marcar de sair juntas e apresentar as crianças, mas falando sobre os terrivel 2 anos, nossa minhas meninas estão 1 ano e 9 meses e socorro.

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!!!
Deixe seu comentário ou envie email para: julia.hipolito@gmail.com
(Aviso: propagandas/anúncios de vendas não serão publicados, sorry)

Seja bem vindo!

Este blog foi criado com a intenção de compartilhar as experiências de uma Mãe de Gêmeos de primeira viagem. Aproveitando o embalo para o acompanhamento da família e amigos nesta maratona!!!

Volte sempre ...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...